quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gestão Hospitalar e Espiritualidade

Estive em Curitiba, num evento de formação de Gestores da ALIANÇA SAÚDE, entidade coordenada pelos Irmãos Maristas da região Centro-Sul.
A instituição reúne o Hospital Cajurú, o Hospital Santa Casa de Curitiba, a Maternidade Maracanã e o Hospital N.S da Luz, totalizando aproximadamente 3000 colaboradores.
Na manhã de 7 de abril, trabalhei com um grupo de aproximadamente 100 pessoas, sobre o tema "Gestão e Espiritualidade", no campus da PUC do Paraná.
Gostei muito do grupo. Houve várias intervenções de qualidade, refletindo sobre a experiência pessoal e institucional, apontando limitações e avanços, além da ênfase na qualidade da vida e no cultivo da espiritualidade. Vi pessoas com brilho nos olhos, profissionais e pessoas de fé.
Se você participou do evento, deixe aqui sua opinião ou sua reflexão. Gostaria que aquele momento ímpar se estendesse a outras pessoas, que estão no mesmo processo de busca. Obrigado.
Ir. Afonso Murad.
murad4@hotmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Irmão, obrigado pela sua palestra, que me iluminou!

Eduardo de Oliveira Filho disse...

Ir. Murad,
“Não basta somente a boa vontade e nem somente uma formação especifica... é necessário visar à gestão como direção e a espiritualidade como pulso...”
Uma manhã de reflexão no âmbito da espiritualidade, missão e gestão com valores não somente para o mundo corporativo, no entanto, valores para a condutibilidade da vida.
Sem dúvida nenhuma a forma de condução das entidades e mantenedoras de cunho religioso necessita conhecer e integralizar o processo pleno de gestão, profissionalismo e ética, não se esquecendo de incorporar a essência e os ensinamentos do Cristo.
Creio ainda que após esta manhã resta-nos dizer em grande escala “ORA ET LABORA”, rezada e trabalha com os pontos apresentados.
Lembro ainda que a Aliança Saúde que compreende a Santa Casa de Curitiba, Hospital Universitário Cajuru, Hospital e Maternidade Alto Maracanã e Hospital Nossa Senhora da Luz, possuem como lema a seguinte frase: “Dedicação total à vida”, o qual se encontra intrinsecamente ligada ao carisma e as práticas de misericórdia (sete práticas corporais e espirituais).
Desejo ardentemente a continuidade e incorporação do processo de gestão, espiritualidade e das práticas, ou melhor, das boas práticas e ferramentas apresentas.
Pax ET Domini.

Anônimo disse...

Momentos de reflexão como este são importantes na busca de uma identidade institucional que preza pelos valores humanos e cristãos. Parabéns, palestrante!
Parabéns, participantes!

Geni Maria Hoss disse...

Irmão Murad:

Agradecemos sua presença em Curitiba e, sobretudo, a reflexão precisa e dinâmica sobre "Gestão e Espiritualidade". Muito se tem discutido sobre a dimensão mais importante, e então se corre o risco de optar por nossa tendência pessoal. Urge que sintonizemos gestão e espiritualidade e concretizemos no cotidiano da profissão os valores institucionais.