terça-feira, 3 de maio de 2011

Congresso da ANPTECRE

Nos dias 2 a 4 de maio acontece o III Congresso da ANPTECRE, Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião. Somos aproximadamente 350 professores e pós-graduandos de vários centros acadêmicos do Brasil, no campus da Universidade Mackensie, em São Paulo. Tema: Teologia e ciências da religião. Interfaces.
Na noite inicial, após uma bela apresentação do Coral da Mackensie, o teólogo espanhol José Maria Castillo discorreu sobre o tema central, a partir da teologia. Mostrou que tanto a teologia quanto a ciência da religião não falam de Deus, o inefável, mas somente das representações sociais de Deus. Ele mesmo somente se mostra em Jesus Cristo, que assumiu a carnalidade humana, seus limites e vissicitudes. A partir de Jesus, o acesso a Deus não se faz no âmbito religioso, mas sim ético. É neste horizonte da ética e da humanização é que se põe a possibilidade de interface entre teologia e ciências da religião.

Na primeira manhã, Pedro Ribeiro de Oliveira apresentou um breve histórico da relação entre teologia e ciências da religião a partir de sua experiência de atuação na sociologia da religião, a serviço de processos pastorais na Igreja católica, no horizonte da teologia da Libertação.

Além dos temas centrais, que serão apresentados durante as  manhãs, ganha destaque na ANPTREC a formação de 19 Grupos de Trabalho, que oportunizam comunicações e discussão sobre diferentes temas relacionados à teologia e às ciências da religião. Eu coordeno o GT 5, intitulado “Religião e Ecologia”, com 10 apresentações de distintas instituições de ensino superior. http://www.anptecre.org.br/3anptecre/gts/gt05.html

Veja mais informações e textos do evento em: http://www.anptecre.org.br/3anptecre/congresso/apresentacao.html

Nenhum comentário: