sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11/11/11

Os número têm uma força mágica.
Quando eu era criança, recordo-me de 6/8/68. Aquele ano foi especial, pois eclodiu o Movimento Estudantil e se gestaram valores que hoje marcam a geração da "meia idade". Foi também um ano tenebroso para as liberdades democráticas no Brasil. Com diferente intensidade, luz e trevas se entremeiam até nas datas especiais,
Bem mais tarde veio o 9/9/99, da qual não lembro absolutamente de nada. Passou como uma dia qualquer. Para além da experiência pessoal, ele poderia até ser chamado do "dia mundial da incompletude", pois alude à esperança, ao desejo de plenitude, que na lógica dos nossos números seria o 10/10/10. E este também passou, sem grandes diferenças.
Então, parece que a mágica dos dias só tem encanto quando as pessoas e as coletividades os celebram, explicitam, e marcam com eles novas atitudes de vida.
O que ficará para mim deste dia 11/11/11? Talvez um simples fato. No final da tarde fui ao prédio da Politécnica da  USP buscar meu certificado do MBA em Tecnologia e Gestão Ambientais, que concluí no ano passado. Mais do que a alegria de uma conquista, veio-me ao coração o sentimento de gratidão aos professores, aos colegas e  aos funcionários que estiveram comigo nesta aventura do saber. Senti-me impelido a continuar a semear consciência planetária nos diversos âmbito onde atuo. Pensei também em 11 razões para me empenhar pela sustentabilidade, escolhendo tal número em homenagem a esta bela data.
Quem sabe, em 12/12/12, tenhamos mais coisas boas para comemorar, sonhos para nutrir, conquistas para partilhar. Será que até lá (e falta apenas um ano) a humanidade dará ao menos um pequeno passo em direção à consciência planetária? Enquanto isso, cada dia tem a possibilidade de ser um igual ou aos outros, ou um novo dia. Mesmo que não tenha a mágica dos números... Vamos lá!!!

Nenhum comentário: