quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Princípios para escolher o candidato no 2º turno

Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e seus bispos auxiliares divulgaram uma carta de orientação, com princípios para escolher bem o candidato no 2º turno. Leia e reflita com as pessoas.

Os cidadãos, na liberdade de suas escolhas, devem se orientar por critérios capazes de promover a justiça, a fraternidade e a solidariedade à luz do Evangelho de Jesus Cristo, que permite enxergar estes princípios:
1. Valorizar e promover a família, defendendo a vida em todas as suas etapas, da fecundação ao declínio natural, opondo-se à legalização e prática do aborto, ao uso das drogas e à pena de morte.
2. Cuidar dos pobres, por meio de políticas públicas efetivas, para combater a desigualdade social, a exclusão e todo preconceito.
3. Promover efetivamente a paz, tornando-a princípio intrínseco das políticas públicas e das ações de Governo, na contramão do discurso do ódio e da discriminação.
4. Garantir a liberdade religiosa e a identidade própria do Estado Laico.
5. Promover e comprometer-se, incondicionalmente, com o Estado Democrático de Direito, garantindo a todos a participação política e o acesso a direitos socioeconômicos e culturais.
6. Governar respeitando a autonomia e promovendo a harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sempre a serviço do povo brasileiro, opondo-se a todo corporativismo.
7. Regulamentar - jurídica, técnica e politicamente - o cuidado da natureza, preservando o Planeta Terra, nossa Casa Comum, para superar a perniciosa idolatria do dinheiro e do lucro.
8. Acolher e respeitar as ricas diferenças que marcam a sociedade brasileira, combatendo a violência e tudo aquilo que a promove.
9. Combater, efetivamente, os esquemas de corrupção em todos os níveis e segmentos da sociedade para banir a depredação de valores ético-morais e do Bem Comum.
10. Respeitar a Constituição Federal, que determina em seu Art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”
CONVOCAMOS todos a adotar o horizonte educativo e iluminador do Sermão da Montanha -em Mateus 5, 1-7,29- que reúne princípios incomparáveis para qualificar a cidadania e reconstruir a sociedade brasileira.

Texto completo em: http://arquidiocesebh.org.br/noticias/dom-walmor-e-bispos-auxiliares-da-arquidiocese-de-belo-horizonte-apresentam-carta-sobre-as-eleicoes-2018/ 

Nenhum comentário: