sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Forum Mundial de Teologia e Libertação (1)

Estou em Belém do Pará, participando do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. No primeiro dia, Leonardo Boff brindou os participantes com uma lúcida e poética conferência, intitulada: “Água, Terra, Ecologia. Rumo a um paradigma ecológico”. Houve também comunicações e oficinas, girando em torno a diversos assuntos. Tomei parte em uma, na qual se apresentaram relatos sobre a visão integradora dos nossos povos indígenas a respeito do ser humano, do ambiente e de Deus. Gostei sobretudo da apresentação da Ernestina Lopes, uma teóloga e pastoralista da Guatemala. Este país apresenta uma multiplicidade de “povos da Terra”, com línguas, costumes e religiosidade próprias. Ernestina e tantos outros agentes de pastoral realizam uma Pastoral Indígena inculturada e articulada em torno às grandes questões da humanidade.
O Fórum de Teologia, como tantos outros temáticos, acontece em Belém antes do Fórum Social Mundial, que se realizará nos dias 27 a 30 de janeiro. Por que Belém? Para sinalizar ao mundo inteiro a importância da Amazônia e da ecologia, em vista de “um novo mundo possível e necessário”.
O segundo dia do Fórum de Teologia começa com uma Conferência sobre: “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade”, com Emilie Townes, norte americano, e Steve Degruchy, da África do Sul. À tarde haverá uma mesa redonda sobre “Direitos Humanos e Teologia”, como também visitas programadas a diversas iniciativas sócio-ambientais na região metropolitana de Belém.O Fórum de Teologia é um espaço de reflexão, partilha de experiências e celebração. A diversidade de pessoas, línguas e esquemas mentais é muito enriquecedora. Sentimo-nos parte de um mesmo povo, os seguidores de Jesus, que se empenham para semear e colher os frutos do Reino de Deus, em vista de uma sociedade justa, solidária e sustentável. Aqui, os sonhos não são devaneios. Tudo respira vida e esperança.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ok. Murad. Visitei o blog!

Estimo que a "bandeira" do FSM (“Um outro mundo possível”), infunda em vc e D+ participantas a esperança a tempo e a contratempo, assim como a disposição criativa e renovada, o cuidado, a capacidade, a arte, a oportunidade, a condição, o desejo... latente em todos nós... de construir “Um outro mundo possível”.

Pós-FSM, haveremos de nos empenhar em conquistar, de fato, uma globalização solidária, que respeite os direitos humanos universais e o meio ambiente, apoiada em sistemas e instituições democráticas a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos.

Vc participou da conderência do filósofo e cientista político Michael Löwy: Ecossocialismo: espiritualidade e sustentabilidade"?!

Avante no compromisso de FAZER o BEM, de PERMANECER no BEM, vale dizer, o nosso compromisso com a ética da solidariedade.

Benê Oliveira, fms

Anônimo disse...

É uma pena a mídia quase não divulgar um evento desta importância. Faço aqui meu protesto. Carla

Anônimo disse...

ouvi o programa em pauta foi muito interesante esclareceu-me muitas coisas sobra a ressureissão de cristo, com os textos biblicos usados para esclarecimentos como: os dicipulos de emaus, lc,5 e atos dos apostulos todos foram bem esclarecidos, emfim tudo o que foi conversado deu para entender. Continuem com estes programas de esclarecimento que para nos leigos é muito bom.